top of page
Buscar
  • admtvgramado

FiliGram traz debate sobre o lugar da literatura na música e no cinema


Foto: Dinarci Borges



Segmento é um dos quatro eixos do festival que irá debater o tema do evento "Qual o Lugar da Palavra?" entre os dias 19 e 28 de abril.


Uma letra de música é literatura? Um roteiro para um filme, podcast ou seriado também podem ser considerados literatura? A partir do tema “Qual o lugar da palavra?”, a segunda edição do Festival Internacional Literário de Gramado (FiliGram), que acontece de 19 a 28 de abril, coloca em debate o espaço da palavra escrita para além das páginas de livros. A temática será abordada em quatro diferentes eixos, sendo um deles batizado de “Na música, no cinema e outras linguagens”, que terá curadoria de Chris Fuscaldo e Roger Lerina.


“Ao lado da Chris, pretendemos reunir em Gramado nomes da música, do cinema e do audiovisual que promovam de alguma maneira cruzamentos com a literatura e a palavra em seus trabalhos, ou ainda que tenham se aventurado também na escrita”, destaca Lerina.


Alguns exemplos de interseção entre esses temas são as biografias musicais e roteiros que dão origem às produções audiovisuais. “Os livros sobre música, que são minha especialidade, normalmente não têm espaço nos cadernos de literatura dos jornais, não ganham resenhas nesses lugares, e entram timidamente em eventos literários. Faz alguns anos que eu, como autora e editora, estou na batalha para participar mais, afinal, biografia também é um gênero literário”, reforça Chris, que complementa que a mudança tem que vir das curadorias das festas, feiras e festivais de literatura, além dos editores dos veículos especializados. “E o FiliGram começa fazendo este papel ao me colocar como uma das curadoras de um dos eixos”, ressalta.


Um importante passo para um novo entendimento deste cenário, lembra a curadora, aconteceu com a premiação do Nobel de Literatura para Bob Dylan, em 2016. “O reconhecimento de um letrista nos faz entender a importância da canção para a literatura - as duas estão interligadas. Ainda assim, acho que no Brasil estamos andando a passos lentos para colocar os livros musicais no lugar onde eles devem estar”. Uma evolução do cenário nacional, porém, pode ser observado pela Academia Brasileira de Letras, que permitiu a candidatura e eleição de nomes como Gilberto Gil, Fernanda Montenegro e Ruy Castro “É ótimo poder enxergar essa expansão, ainda mais com a consideração para um biógrafo”, comenta Chris.


Outras perspectivas que também devem ser levantadas, lembra Lerina, são a de narrativas em podcasts e das séries em áudio e vídeo sobre crimes reais, observadas como fenômenos de grande sucesso pelo curador. “A minha torcida é de que a música, o cinema e outras linguagens cheguem a mais gente e confirmem que é preciso ter mais biografias, livros musicais, história do cinema e outros estilos de escrita no mercado. Espero que, no FiliGram, aconteça o que vejo acontecer em diversas feiras e festas literárias: um público novo se apegue aos temas que levaremos ao debate”, destaca a curadora.


Para debater o tema, os curadores estão em fase de construção do conceito e de possíveis convidados para integrarem mesas de debates, oficinas, painéis, sessões de autógrafos e apresentações artísticas durante o evento. 

Além disso, a edição de 2024 reforça a presença do festival em Gramado. “Levar nomes de fora da cidade é também aproximar a população local desse universo. Ao mesmo tempo, levar a cidade para todo o país através do intercâmbio que esse tipo de evento promove”, observa Chris. 


A reunião entre autores e livros com seus leitores foi um dos destaques da programação da primeira edição do FiliGram, gerando expectativa para novos encontros e intercâmbios em 2024. “O Festival de Cinema de Gramado colocou a cidade no mapa nacional e ajudou a transformar o perfil da serra gaúcha, despertando seu lado turístico. Com o FiliGram, nosso desafio agora é dar continuidade ao encontro de leitores e autores, além de afirmar o festival no calendário de eventos da cidade como uma expressão potente e relevante, capaz de convocar a presença e a atenção do público como qualquer outra iniciativa cultural e turística já consagrada na região”, conclui.


O FiliGram é uma realização da Prefeitura de Gramado através da Secretaria Municipal da Cultura. Mais informações sobre o Festival estão disponíveis no instagram (@filigram.oficial) e pelo site (http://www.filigram.com.br). Futuras atualizações sobre o evento, como programação, também serão informadas pelos canais de comunicação oficiais e pela assessoria de imprensa.


Para referência | FiliGram


Em sua 2ª edição, o FiliGram 2024 é um festival que aborda os diferentes cenários da presença da literatura no espaço das artes e da sociedade: cinema, música, viagens e ensino são alguns dos ambientes em que a palavra escrita encontra lugar para crescer e ser debatida sobre o seu papel e impacto no desenvolvimento destes segmentos.




Fonte: Danúbia Schaulet

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page